BLOG

Letramento digital: o desafio agora é ensinar nossos professores


Letramento digital: o desafio agora é ensinar nossos professores

Como promover o letramento digital do professor e estimular o uso inteligente dos recursos que sua escola já tem

O letramento digital é a capacidade de usar as tecnologias digitais para acessar, produzir, comunicar e avaliar informações de forma crítica e ética. É uma habilidade essencial para o século XXI, que exige dos cidadãos uma participação ativa e responsável na sociedade da informação.


No entanto, muitos professores ainda não estão preparados para lidar com as demandas do letramento digital em suas práticas pedagógicas. Muitos enfrentam dificuldades para integrar as tecnologias digitais ao currículo, para selecionar e usar recursos educacionais digitais adequados, para orientar os alunos na busca e no uso de informações online, para desenvolver atividades que estimulem o pensamento crítico e a criatividade dos alunos, entre outras questões.


Por isso, o desafio agora é ensinar nossos professores a se tornarem letrados digitais, ou seja, a desenvolverem as competências necessárias para usar as tecnologias digitais de forma eficiente e eficaz em seu trabalho docente. Isso implica em oferecer aos professores oportunidades de formação continuada, que contemplem tanto os aspectos técnicos quanto os pedagógicos do letramento digital. Além disso, é preciso criar condições para que os professores possam experimentar, refletir e compartilhar suas experiências com as tecnologias digitais, tanto em sua formação quanto em sua atuação profissional.


O letramento digital dos professores é fundamental para que eles possam promover o letramento digital dos alunos, preparando-os para os desafios e as oportunidades da sociedade da informação. Assim, o letramento digital se torna um elemento chave para a qualidade da educação e para o desenvolvimento humano.



Veja Também

Separamos outros artigos que podem te interessar



Traga sua escola para o nosso século com as melhores ferramentas

  Peça uma demonstração