BLOG

Como superar o grande desafio de conquistar a atenção do aluno num mundo de distrações


Como superar o grande desafio de conquistar a atenção do aluno num mundo de distrações

É muito difícil manter a comunicação quando a outra pessoa está distraída ou sem interesse

A escola tradicional é um modelo de ensino que se baseia na transmissão de conhecimentos de forma linear e hierárquica, onde o professor é a autoridade máxima e o aluno é um receptor passivo. Esse modelo, que surgiu no século XVIII, já não atende às demandas da sociedade atual, que exige indivíduos críticos, criativos e colaborativos.

Uma das principais dificuldades da escola tradicional é conquistar a atenção do aluno, que muitas vezes se sente desmotivado, entediado e desconectado do conteúdo. Como superar esse grande desafio e tornar as aulas mais interessantes, dinâmicas e significativas?

Algumas estratégias que podem ajudar são:

- Utilizar metodologias ativas de aprendizagem, que colocam o aluno no centro do processo educativo e o estimulam a construir o seu próprio conhecimento, por meio de atividades práticas, projetos, problemas, jogos, etc.

- Integrar as tecnologias digitais ao currículo, aproveitando as ferramentas e recursos que os alunos já utilizam no seu cotidiano, como celulares, computadores, internet, redes sociais, etc. As tecnologias podem facilitar a comunicação, a pesquisa, a colaboração e a criatividade dos alunos.

- Diversificar as formas de avaliação, utilizando instrumentos que valorizem o desenvolvimento integral do aluno, como portfólios, autoavaliação, feedbacks, etc. A avaliação deve ser vista como um processo contínuo de acompanhamento e orientação do aluno, e não como um fim em si mesmo.

- Promover a interdisciplinaridade, buscando estabelecer conexões entre as diferentes áreas do conhecimento e com a realidade dos alunos. A interdisciplinaridade pode ampliar a visão de mundo dos alunos e despertar o seu interesse por temas relevantes e atuais.

- Estimular a participação dos alunos na gestão escolar, incentivando-os a expressar suas opiniões, sugestões e críticas sobre o funcionamento da escola. A participação pode fortalecer o senso de pertencimento e responsabilidade dos alunos pela sua própria educação.

Essas são algumas dicas de como superar o grande desafio de conquistar a atenção do aluno na escola tradicional. No entanto, é importante ressaltar que não há uma fórmula mágica ou única para isso. Cada escola, cada professor e cada aluno tem suas especificidades e necessidades. O importante é estar aberto à mudança e à inovação, buscando sempre melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem.



Veja Também

Separamos outros artigos que podem te interessar



Traga sua escola para o nosso século com as melhores ferramentas

  Peça uma demonstração