BLOG

O que é microlearning, que pode se tornar uma nova revolução do ensino


O que é microlearning, que pode se tornar uma nova revolução do ensino

Descubra o que é e como o microlearning pode impactar positivamente sua instituição

O que é microlearning?


Você já se sentiu sobrecarregado com a quantidade de informações que precisa aprender em um treinamento longo e complexo? Você já teve dificuldade para se concentrar em uma aula online por mais de uma hora? Você já desejou ter acesso rápido e fácil a um conteúdo relevante e prático para o seu trabalho ou estudo?


Se você respondeu sim a alguma dessas perguntas, talvez você se interesse pelo microlearning. Microlearning é uma abordagem de ensino que transmite pequenas doses de conhecimento em um curto espaço de tempo. Seu objetivo é construir um conteúdo complexo através de pequenas partes, em forma de sessões de aprendizagem.


Cada sessão de microlearning tem um foco específico e um objetivo claro de aprendizagem. Ela pode ser acessada a qualquer momento, em qualquer lugar e por qualquer dispositivo. Ela pode ser apresentada em diferentes formatos, como vídeos, áudios, textos, imagens, jogos ou atividades interativas.


Mas quais são os benefícios do microlearning? Por que ele pode ser uma boa opção para você ou para sua empresa? Veja alguns motivos:


- O microlearning é rápido: ele permite que você aprenda algo novo ou revise algo importante em poucos minutos. Isso é ideal para quem tem pouco tempo disponível ou uma agenda apertada.

- O microlearning é eficaz: ele facilita a retenção e a aplicação do conhecimento, pois usa técnicas como repetição espaçada, feedback imediato e gamificação. Além disso, ele respeita o ritmo e o estilo de aprendizagem de cada pessoa.

- O microlearning é flexível: ele oferece autonomia e personalização para o aprendiz escolher o que, quando e como quer aprender. Ele também permite que o conteúdo seja adaptado às necessidades e aos interesses específicos de cada público-alvo.

- O microlearning é acessível: ele pode ser consumido em diferentes plataformas e dispositivos, como computadores, tablets ou smartphones. Ele também pode ser integrado a outros recursos digitais, como redes sociais ou aplicativos.


Como você pode ver, o microlearning é uma abordagem moderna e dinâmica de ensino que pode trazer muitos benefícios para quem quer aprender mais e melhor. Se você ficou curioso para saber mais sobre essa metodologia ou quer experimentá-la na prática, confira alguns exemplos:


-  Microlearning: o que é essa abordagem e como aplicá-la na escola?

-  Microlearning: o que é, quando utilizar e seus benefícios

-  Microlearning: o que é e como pode acelerar seu aprendizado


Esperamos que este post tenha sido útil para você entender o que é microlearning e como ele pode ajudar você a alcançar seus objetivos de aprendizagem. Se você gostou deste conteúdo, compartilhe com seus amigos nas redes sociais!


Esta publicação foi escrita com o apoio de uma Inteligência Artificial Generativa - o que achou?



Veja Também

Separamos outros artigos que podem te interessar



Traga sua escola para o nosso século com as melhores ferramentas

  Peça uma demonstração