BLOG

Letramento Digital do Professor é um Grande Desafio para as Escolas Modernas


Letramento Digital do Professor é um Grande Desafio para as Escolas Modernas

Um grande percentual dos professores tem dificuldade de uso dos recursos tecnológicos e mudar isso será um divisor de águas para a educação

O rápido crescimento dos cursos a distância e a ampliação do tele trabalho especialmente este ano trouxeram à tona uma realidade incômoda: um grande número de professores possuem sérias dificuldades de uso da tecnologia, e como consequência de aplicar recursos tecnológicos na escola. Veja neste artigo e que está na raiz desse problema e sugestões para contornar essa dificuldade e levar de vez a riqueza da tecnologia para as salas de aula e encantar o novo aluno.

De onde Vem o Problema

A raiz do problema é o acesso. Nossos professores vêm de principalmente de gerações com pouco acesso à tecnologia e aos recursos modernos de ensino; portanto é natural que tenha dificuldades para usar os recursos de ponta, e como consequência problemas para acompanhar as necessidades de informações dos alunos, que acabam buscando informações de outras fontes na internet, seja pelo volume de conteúdo ou pela qualidade da apresentação da informação.

Vale a Pena o Investimento

Sim. É unanimidade nas escolas que os recursos digitais trazem ganhos gigantescos de tempo e qualidade nas atividades da escola; seja pelo aproveitamento da imensidão de materiais disponíveis, a oferta de abordagens diferentes de ensino e a redução de custos tanto financeiros quanto de tempo. Um professor bem preparado consegue elaborar aulas interessantes com facilidade e se inspirar em soluções de ensino mais efetivas. Como uma via de mão dupla, o professor rende mais consumindo menos horas de trabalho.

Perfil dos Professores Brasileiros

Há um problema incômodo mas que precisa ser dito: um grande número de professores perpetua as deficiências históricas de nosso sistema de ensino. Primeiro pelo pouco desenvolvimento do gosto pela ciência e a academia, o que faz com que um grande número de professores estudem pouco, o que impede que ofereçam uma visão de mundo ampla e criativa aos alunos. Nossos professores tendem a se concentrar nos conteúdos que lecionam preterindo a adoção de uma visão criativa e holística, que mostre aos alunos conexões mais claras entre o currículo escolar e a vida real. É sobre saber dizer ao aluno com simplicidade que para ser astronauta ou pedreiro ele precisará dos conceitos da trigonometria; ou ainda que para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores é boa ideia ter noções sólidas de estatística e probabilidade.

Por Onde Começar

Como para a solução de qualquer outro problema, é necessário identificar e aceitar a falha. As melhores escolas já criaram mecanismos para favorecer a formação continuada dos professores, mas é preciso foco no letramento digital, antes de jogar o professor em um EAD qualquer sobre as novidades da pedagogia ou 'Blended Learnin'. Sem letramento digital o aproveitamento do EAD de qualquer outro assunto será deficiente ou até nulo.

Dicas de Conteúdo Interativo

Vários recursos de apoio ao letramento do professor estarão disponíveis gradualmente em nosso site, no nosso canal do YouTube ou no NotaDez Inspira, dentro da nossa plataforma. No futuro ofereceremos também cursos específicos de Letramento Digital para Professores para as escolas assinantes do NotaDez.



Veja Também

Separamos outros artigos que podem te interessar



Traga sua escola para o nosso século com as melhores ferramentas

  Peça uma demonstração